domingo, 29 de agosto de 2010

Estratégia: Estreitos Estratégicos

Definição


Um estreito ou estreito estratégico é uma localização no mapa onde uma área maior resulta em um caminho menor, restringindo assim o movimento das unidades. Os locais iniciais, onde você começa a construir sua base, quase sempre têm um ou dois estreitos estratégicos que levam ao resto do mapa. Normalmente estes são rampas que ligam áreas mais altas e mais baixas. Estreitos podem ser naturais ou criados artificialmente por meio de construções ou campos de força. Através de um estreito estratégico é possível criar uma barreira de construções e/ou unidades e, desse modo, bloquear o oponente.




Vantagem Estratégica

O controle de um estreito estratégico lhe dá uma vantagem estratégica, uma vez que você conta com uma extensão maior para atacar as unidades inimigas. Ao posicionar as suas unidades em frente ao estreito e em distância de ataque, você terá um poder de fogo muito mais alto do que o oponente. Isto pode ser usado para defender o ponto de entrada de uma base ou para bloquear o adversário em sua própria base. Desse modo, um exército pequeno pode enfrentar um exército maior que tenha que se mover através do estreito.

Vantagem Tática

Colocar uma unidade ou construção com capacidade de detecção perto do estreito é uma maneira efetiva de proteger sua base de ataques invisíveis.




Estreito Estratégico Natural

Qualquer caminho estreito ou área fechada pode ser considerada um estreito estratégico, desde que este force as unidades a se afunilarem em vez de andarem lado a lado. A maioria dos mapas tem estreitos nas entradas das bases e nas expansões naturais. Além disso, mapas como Zona de Incineração e Ravina Kulas contam com vários estreitos onde os jogadores podem tentar posicionar suas forças. Essas posições estratégicas são sutis, mas permitem que exércitos menores enfrentem exércitos maiores.

Estreito Estratégico Artificial

Quanto mais estreito o estreito estratégico, maior a vantagem do jogador defendendo o mesmo. Logo, criar estreitos artificiais ou estreitar mais ainda os estreitos naturais é uma boa estratégia defensiva.

Protoss

Construções

Os Protoss podem usar construções para estreitar ainda mais um estreito estratégico, normalmente deixando o estreito com 1-2 quadrantes de largura. Normalmente, isto é feito para impedir a entrada de unidades leves e rápidas como Zergnídeos e Endiabrados. Canhões de Fótons podem fazer parte da barreira ou serem posicionados um quadrante atrás desta, utilizando seu ataque à distância contra unidades corpo a corpo e de curto alcance, tais como Baratas. Junto com Pilares Energéticos, um canhão de fótons também pode ser usado para criar uma barreira ofensiva na base do inimigo.

Campos de Força

Usando Sentinelas, os Protoss podem criar um estreito artificial instantaneamente. A Sentinela pode usar a habilidade campo de força para bloquear, estreitar ou mesmo criar um estreito estratégico. Em batalhas de grandes exércitos, esta é normalmente uma parte essencial das táticas Protoss.

Terranos

Os Terrranos são a raça mais flexível para ganhar vantagens táticas através do uso de construções nos estreitos estratégicos. Por meio das habilidades de decolar construções e submergir depósitos de suprimentos, os Terranos têm total controle do tamanho dos estreitos e podem, inclusive, criar barreiras completas. Uma vez que a distância de ataque de uma unidade determina quantas destas podem atacar em um estreito ao mesmo tempo, os Tanques de Cerco são excelentes unidades para controlar e defender os estreitos estratégicos.

Zerg

Os Zergs são a raça com menos capacidades para criar e dominar estreitos estratégicos. Lagartas de Esporos podem ser usadas para criar uma barreira ou estreitar o estreito, porém estes necessitam de gosma para serem construídos. Assim, Zergs normalmente bloqueiam e controlam os estreitos com unidades, de preferência unidades robustas e baratas, tais como Baratas. Em mapas como Templo Perdido, Zergs gostam de posicionar Lagartas de Esporos e Câmaras Evolutivas na parte externa das rampas da sua expansão natural, forçando as unidades inimigas a contornar essas estruturas e passar por um corredor apertado, bloqueado no outro lado por uma Incubadora.

Referência: http://wiki.teamliquid.net/starcraft2/Choke_Point




Um comentário: